Jogos de raciocínio para crianças: desenvolva habilidades socioemocionais

Quando se trata de habilidades socioemocionais, não há regras ou cronogramas específicos. Porém existem sim alguns caminhos viáveis e de fácil aplicação para trazer resultados eficazes! Nesse sentido os jogos de raciocínio são uma excelente ferramenta para desenvolver a aprendizagem das habilidades socioemocionais nas crianças, a Zastras vai explicar melhor por que e como.

É importante ressaltar que além do maior engajamento trazido pela proposta mais divertida e lúdica para as crianças, os educadores também podem avaliar o desempenhocom maior precisão.

Isso porque através dos jogos em ambiente controlado, é possível simular situações que envolvem tanto o lado intelectual quanto o emocional.

Como os jogos de raciocínio ajudam no desenvolvimento das habilidades socioemocionais?

Para aprender, acionamos não apenas a cognição, mas também a emoção e, por isso, o jogo é uma das ferramentas mais privilegiadas para trabalhar e desenvolver as habilidades socioemocionais.” – Anita Abed, consultora da Unesco e psicopedagoga especializada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais da Mind Lab.

Por que os jogos conseguem realizar esse papel?  A resposta está em suas próprias dinâmicas. Entre elas:

  1. O trabalho em grupo, que proporciona o desafio da empatia e respeito para com o outro. Também desenvolve a sinergia entre a equipe para atingir um objetivo em comum.
  2. Propósitos e metas bem definidos. Um jogo possui regras e objetivos a curto prazo, o que ajuda a visualizar erros e acertos com facilidade. Além disso, também os caminhos para se chegar nesses resultados e as consequentes reações emocionais que eles despertam.
  3. Senso de evolução. Ao jogar as crianças trabalham evoluindo não apenas nos jogos em si, mas em autoconhecimento. Por meio da metacognição é possível entender melhor seu próprio processo de aprendizado ao focar na autoánalise para melhorar.
  4. A emulação da vida real. Os jogos de raciocínio se tornam metáforas, especialmente para crianças. Elas conseguem entender habilidades como tomada de decisão ou resiliência com clareza. Todas elas podem e devem ser aplicadas em qualquer contexto da vida real.
  5. O caráter lúdico e divertido, que diminui a pressão por resultados enquanto desenvolve o intelecto e as habilidades sociais e emocionais de maneira intrínseca e prazerosa. A ideia é aprender brincando.

Por fim, entende-se que os jogos de raciocínio elevam em intensidade e qualidade a experiência de aprendizagem. Um método onde o mais importante não é ganhar ou ser o melhor e sim se sentir integrado e consciente sobre as próprias necessidades pessoais e alheias enquanto seres humanos completos.

Promoção da aprendizagem

Por isso dizemos que o jogo é uma metáfora para a promoção da aprendizagem. Ter um objetivo, dispor de recursos, planejar e executar ações para atingir metas, atuar segundo os limites impostos pelas regras são apenas alguns exemplos do que é comum às experiências do jogo e da realidade.

A dor de perder, a excitação da vitória; o desejo de “arrasar o adversário”, o medo de ser destruído por ele; as angústias, as dúvidas, as frustrações, os conflitos… tudo é vivido no jogo e através do jogo de forma muito séria! E ao mesmo tempo a “folga” garante a segurança de se poder passar por todas as vivências de confronto de forma amplamente aceita: faz parte do jogo!”, declara Anita Abed, consultora da Unesco e psicopedagoga especializada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais da Mind Lab.

Saberes cognitivos

Dessa forma, os jogos usados no contexto pedagógico, além de divertidos, podem ativar saberes cognitivos como: observar, reconhecer, identificar, comparar, localizar, entre outros como: raciocínio lógico, planejamento antecipado, tomada de decisão e até mesmo intuição.

Cooperação, trabalho em equipe, capacidade de estabelecer e atender regras, relacionamentos interpessoais, superação de conflitos, autoestima e autoconfiança também são habilidades a nível emocional desenvolvidas com o uso de jogos de raciocínio.

Confira uma tabela com todas as habilidades que podem ser desenvolvidas jogando:

Fonte: Blog do Educador Michel Assali

Onde encontrar jogos de raciocínio?
Na Zastras você encontra os melhores jogos inteligentes de raciocínio para estimular as habilidades motoras e socioemocionais da criança de acordo com cada idade. Venha conferir!